terça-feira, 22 de junho de 2010

TOLERÂNCIA E COMPREENSÃO

Embora tenha sido casada por muitos anos sempre acreditei e fui a favor da separação quando no casamento impera a frieza e a hostilidade, nesses casos, nem os filhos devem justificam uma união, pois esse tipo de união contamina, principalmente, os filhos. Contudo, tenho aprendido na prática que nada disso é muito fácil e simples, em geral se abrem feridas em todos que muitas vezes nunca cicatrizam.
Toda separação traz também um sentimento de culpa em relação aos nossos filhos, como se estivessemos roubando de sua vidas algo que era deles por direito, o direito a um lar feliz com pais que se amam, e que viveriam juntos para sempre, aquele porto seguro que sempre buscamos após uma longa jornada.
Mas, infelizmente, na prática nada é assim tão perfeito, sempre pensamos na responsabilidade dos pais para com seus filhos, se há amor entre esses entes, não podemos esquecer e considerar também a responsabilidade dos filhos com relação aos seus pais, amadurecer é necessário, e nos tornamos mais maduros no dia em que descobrimos que nossos pais não são seres perfeitos e os donos da verdade, são criaturas que como nós tem medos e dúvidas, e erram e acertam, e mudam e se transformam.
Toda separação pode também ser uma enorme oportunidade de crescer exercitando a tolerância e a compreensão, parar... ouvir... olhar... e realmente enxergar a alma do outro. Conviver não pode ser sinônimo de machucar pessoas. Amar deve ser buscar um convívio com todas as dificuldades e imperfeições desse mundo com o menor sofrimento possível para aqueles que queremos ao nosso lado. Eu amo muito vocês meus filhos, me perdoem por não ser a mãe perfeita que vocês merecem ter.

Cristiane

Um comentário:

  1. Uma coisa é certa, sempre teremos de conviver com pessoas difíceis, que nos irritam ou chateiam. Damos de cara com elas quase que diariamente no trabalho, entre os amigos, em casa... E você já reparou que, geralmente, quem mais amamos é quem mais nos provoca? E você já parou para pensar em como você também gosta de irritar as pessoas ao seu redor? Ninguém está livre disso.A verdade é que todos nós provocamos ou chateamos alguém de vez em quando. Relacionar-se é assim. Num primeiro momento, tudo é maravilhoso. no instante seguinte, bem complicado e difícil. Faz parte da vida.
    Tolerar as pessoas não é nada fácil, mas quando nos esforçamos para enxergar as coisas com os olhos do outro, tudo muda de figura. Percebemos que cada pessoa é única e que devemos respeitar as diferenças. Acima de tudo, precisamos deixar de apontar as falhas dos outros e desprezar nossas próprias fraquezas. É preciso também lembrar que cada pensamento, gosto e opinião é uma peça de quebra cabeça. E a vida só se torna completa no momento em que essas peças se juntam.

    ResponderExcluir