domingo, 4 de julho de 2010

SER ELEGANTE


Existe algo difícil de ser ensinado. Talvez por isso, costumamos agir sem pensar. Falo sobre se comportar com elegância. Nada a ver com ter etiqueta, usar os talheres etc. Refiro-me à elegância que nos acompanha da primeira hora do dia ao momento de dormir. Ela se manifesta nas situações mais comuns. Podemos chamar de elegante quem elogia mais do que critica, quem escuta mais do que fala. Têm elegância as pessoas que não alteram o tom de voz ao se dirigir a quem quer que seja.
Elas evitam ser arrogantes porque não sentem prazer algum em desmerecer outro ser humano. Elegante é quem demonstra interesse pelo conhecimento dos outros, quem escuta antes de argumentar,É elegante você fazer algo por alguém, e este alguém jamais saber o que você teve que se arrebentar para o fazer...
quem respeita antes de sair ofendendo. É elegante retribuir carinho e fazer algo por alguém sem esperar nada em troca. É elegante o silêncio diante da rejeição, a descontração no momento da brincadeira.
Sorrir também é elegante, assim como conter o mau humor e não descontar no mundo a própria irritação. Elegante é ser feliz e desejar o mesmo a todos. Elegante é dividir para poder multiplicar.

São as três frases fundamentais na boca elegante: “POR FAVOR”, “MUITO OBRIGADO” e “SINTO MUITO”. É tão simples e tão óbvio que esquecemos delas a todo instante. Independe de hierarquias, posição social ou religiosa. Se você as usa somente com algumas pessoas, com certeza, a elegância passou longe. Se deixou de usar com as pessoas mais próximas e íntimas, naquela base “Ah! É minha amiga”, são estas, acima de tudo, que merecem todas as gentilezas do mundo.
Ser elegante é ter a capacidade de PERCEBER O INVISÍVEL nas pessoas, cidades, no mundo. Aguçar a capacidade de enxergar o que não é revelado a primeira vista, manter o espírito curioso, desenvolver a sensibilidade, faz parte do mundo elegante.
Ser elegante é sempre deixar o CORAÇÃO a mostra. Não importa o que os outros digam, não importa de que lado você esteja, não importa quem você é. O amor muda as pessoas, cura as mágoas, seca cicatrizes e faz a gente sorrir.
Ser elegante é saber COMPARTILHAR. Nada adianta acumular conhecimentos, coisas materiais, amizades, se temos um quê de egoísta. Muitas vezes menos é mais, dividir é somar. A matemática da vida é menos precisa, mas viver é preciso.
Elegância é saber DEIXAR AS MÁSCARAS caírem para revelarem nosso verdadeiro eu, sem que isso nos deixem frágeis ou vulneráveis. Num mundo de aparências, a verdade é sempre bem-vinda. tem haver com SABER ENFIAR O PÉ NA JACA E ENFRENTAR O DIA SEGUINTE. Mas temos a obrigação de SABER QUE HORA PARAR! Antes do vexame, antes da queda,da perda de memória, antes da culpa!


CELSO MELO

Um comentário:

  1. Ser elegante é isso sim, eu concordo em tudo com você, e te digo mais, para perceber isso é preciso de sensibilidade, humanidade e perspicácia. Você é tudo isso, elegante, sensível, humano, perspicaz e conectado com as pessoas a sua volta, atento a qualquer detalhe, a qualquer meia palavra, olhar, gesto, você é realmente muito especial porque realmente enxerga aqueles que estão do seu lado meu amor, e se importa com as pessoas, você é único. Ser elegante é ser tudo isso com naturalidade. Impossível não te amar cada vez mais.
    Cristiane

    ResponderExcluir