quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Questão do Mínimo


Qual será a razão pela qual os sindicatos e a maioria do Legislativo pleiteiem a elevação do salário mínimo (SM)?
Os trabalhadores sindicalizados e os parlamentares ganham salários e subsídios maiores que o SM e por lei não pode haver vinculação alguma entre a remuneração que recebem e o SM em vigor.
Parece claro que os motivos são outros. Os sindicatos sabem que o direito de greve lhes garante a equiparação de seus reajustes ao reajuste do mínimo, e os parlamentares sabem da simpatia que os eleitores nutrem por aqueles que, mesmo por demagogia, lhes prometem salário maior.
Os reajustes do SM acima dos índices oficiais de inflação funcionam como o gatilho salarial que visava manter o poder aquisitivo dos salários mas apenas realimentava a inflação. Ao longo do ano, após o reajuste do SM, os preços do mercado tendem a alcançar, e em muitos casos até superar, o percentual concedido.
As categorias salariais que não dispõem de poder de pressão, como os aposentados que recebem acima do SM, sofrem verdadeiro massacre em seu padrão de vida pela redução do poder de compra de sua remuneração.
Para quem acha que o SM pode sim ser valorizado, pergunto: por que não se fixa logo o SM em dois ou três mil reais?
A resposta é que o valor do salário depende da situação econômica do pais. Quando a demanda por trabalhadores é maior que oferta de mão-de-obra, a remuneração do trabalho melhora. O salário do trabalhador não se eleva em função do prestígio dessa ou daquela entidade e nem por força de decreto.



Antonio Goes
Administrador De Empresas

Um comentário:

  1. O brasileiro não está preparado para ser porcaria nenhuma.
    Eles ganham aquilo que merecem, o governo é feito pelo povo, se estivessem insatisfeitos mudariam os candidato a serem votados.

    A pobreza brasileira é uma lesão na alma, os que se acham bons sujeitos na verdade são umas bestas, aguentam calados tudo lhe empurruram guela baixo.
    O brasileiro é um povo deteriorado, medíocre e vivem muito bem com a esmola que recebem, não precisa se preocupar com eles, deixe que mortos enterrem os seus mortos...

    Beijos

    ResponderExcluir