sexta-feira, 18 de abril de 2014

O MESQUINHO

.


O mesquinho tem a alma pequena adora se gabar do que comprou para o almoço, porque seu maior bem é o dinheiro e os bens materiais que isso lhe proporciona. O mesquinho é limitado na sua visão acerca do mundo e da própria vida. Para ele não existe uma realidade para além do que ele ouve no noticiário das 20h. Para ele, as rivalidades do futebol são coisas reais e concretas

O mesquinho sabe sempre um pouco sobre tudo, mesmo não sabendo... Ele pouco erra e raramente admite reparos de terceiros. O silêncio e a ponderação, não fazem parte do seu dicionário, pois ele vive num mundo muito dele e tem lá, todas as certezas de que precisa.

O mesquinho recusa-se a mudar porque a mudança é feita através da perda da conformidade e o mesquinho conforma-se. Ele é um conformado, sobretudo com as perspectivas que ele tem da vida.

O mesquinho, raramente irá ler este texto até aqui. Ele acha-o enfadonho e chato. Afinal ele já sabe tudo e não tem qualquer interesse em reflectir sobre o que os outros lhe possam dizer.

Mas há uma coisa curiosa acerca da forma como o mesquinho escolhe viver a sua vida... Apesar de ele não querer dar importância ao que os outros têm para lhe dizer, ele acaba curiosamente por viver em função do julgamento que outros fazem dele e por isso o mesquinho vive em constante pressão, esforçando-se para passar uma imagem falsa dele mesmo, de forma a ser aceite entre os seus amigos e familiares.

Para o mesquinho, toda a vida é difícil de viver. Para ele, as coisas não têm magia. Ele é materialista e só acredita no que o seu salário ao final do mês, lhe pode comprar nos shoppings e zonas de consumo social. O mesquinho está sempre rodeado de medos e preconceitos. Para ele, uma pessoa evoluída e interessante, é aquela que têm um bom carro, uma boa casa e uma conta recheada no banco.
O mesquinho acha-se uma pessoa sociável porque fala muito e eventualmente, durante a sua vida, o mesquinho encontra um grupo de pessoas, (também elas mesquinhas) que se vampirizam umas às outras dentro de um contexto social "brejeiro", onde existe uma uma sensação de preenchimento falsa e momentânea.


O mesquinho não entende que criticar, limitar o que não concorda ou não compreende, pelo simples facto de não ir de encontro ao que ele conhece, não só o atira para um estado de imbecilidade, como contribui para a sua própria degradação como pessoa.O mesquinho não é mau por natureza, ele apenas é... Mesquinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário