sexta-feira, 24 de setembro de 2010

valer a pena



No mundo dos negócios, existe um cálculo chamado custo/benefício que deveria ser usado em todas as circunstâncias da vida. O que todo mundo quer é se atirar a todos os prazeres, sem pensar nas conseqüências. Só que para cada prazer costuma chegar, mais cedo ou mais tarde, a conta. Mesmo quando se trata de coisas banais.
Existem dias em que tudo conspira a favor: você está rodeado de pessoas de quem gosta, a conversa está ótima, a música maravilhosa, não vai ter que trabalhar no dia seguinte, já sabe em quem vai votar. Porém, às vezes você tem um trabalho para terminar – e como resistir àquele convite? A certeza de uma noite agradável é bem melhor do que cumprir a obrigação, claro. Acaba optando por deixar a tarefa para o dia seguinte; afinal, pode conciliar, e não perde o jantar nem o trabalho. Aí, passa a noite angustiado, acaba fazendo mal o trabalho e se sentindo péssimo será que valeu? O que se quer na vida é comer o bolo e ao mesmo tempo guardar o bolo, e quem souber conciliar as duas coisas, por favor,me ensinem.
Mas existem problemas mais difíceis de resolver: é quando eles envolvem sentimentos. Você está com um mulher legal, mas passando por um momento de crise. Há muito tempo ela não diz que você é bonito e gostoso, como fazia antes, e você precisa ouvir essas palavras mais do que do ar que respira. Pois é exatamente
nessa hora que aparece a outra. Ela tem faro; faro para detectar que aquele é o momento certo para chegar perto e dizer o que você precisa ouvir: que é bonito e gostoso – e tudo que vem na seqüência. E aí, como é que fica?
Se for em frente, está arriscando uma relação com muitos prós por uma aventura que pode ou não ter conseqüências, e geralmente não tem. Mas por acaso é justo abrir mão de sensações maravilhosas, de ouvir declarações de amor, de ter a ilusão de estar apaixonado, do coração que dispara, em nome – aliás, em nome de quê? Ah, que nenhum homem nessa situação peça conselhos, pois só ele pode saber o que fazer, ele e mais ninguém.
Será a necessidade de quebrar o tédio em que se transformou a vida? Será uma atração física incontrolável? Ou estará ele apenas precisando ouvir de uma mulher, de qualquer mulher, as coisas que a outra não diz mais? Será, será – será o quê?
Difícil esse momento. Se resolver ser sensato, vai se achar antigo e careta; se por acaso se deixar levar, estará tornando muito vulnerável uma relação que ainda não acabou, e que poderia nem estar assim tão ruim se não tivesse aparecido a the best.
Antes de tomar qualquer decisão mais radical, seria bom raciocinar, mas para isso é necessário cabeça fria. Para não pensar que está apaixonado sem estar, para não achar que uma atração física – que pode existir por várias mulheres, aliás, e até ao mesmo tempo – é incontrolável, para não pensar que essa dificuldade vital de se sentir desejado é suficiente para mudar os rumos de uma vida.
É claro que não se pode – nem se deve – ser sensato o tempo todo. Mas quando a conta chegar – porque ela chega – é importante que seja paga com prazer. E só se paga com prazer o que valeu de verdade

Um comentário:

  1. Meu amigo,
    não te desejei um feliz aniversário no dia, mas saiba que de onde eu estou independente da data do teu aniversário 26-09 qualquer dia é dia para te desejar felicidades.

    Sempre que conversamos almejo que te sintas satisfeito por ter vindo a este planeta maravilhoso, sei que passamos por várias provaçöes, por vários desentendimentos e que näo é fácil conviver com tantos caminhos que poderíamos seguir, mas cada um tem a sua própria razäo, é ela que escolhe por nós.

    Desde que nos conhecemos podem ter havido muitas mágoas, mas também houve uma amizade forte como aço e linda como uma sutil e frágil plantinha. Um aprendeu com o outro, prova disso que ainda estamos unidos e continuamos nos elogiar multualmente.

    Você é um homem especial, de certo que tens uns ajustes para fazer como eu também os tenho, mas a tua aliança de amizade cabe tal qual um fiel escudeiro.

    Além de tua terapeuta sou com orgulho tua amiga. Como diz Frejat, te desejo muitos amigos, mas que tenhamos um que possamos confiar, isso encontramos na nossa amizade
    CONFIANÇA.

    Muitas coisas somente nós passamos,somente nós nos lembraremos delas,nada mais nos une, somente a amizade, nenhum interesse, nada além disso.

    Hoje cá estou no meu mundinho que nada te agrada, mas a Gemária simples somente tu conheces.Quero agradecer pelos teus dias dedicados a me defender, a me ajudar superar tantas perdas...
    Hoje já nem sei...
    Quem ajudou quem???

    Um beijo com ternura
    Gemária Sampaio

    PS: Os elogios dizem quem nós somos, por isso é muito importante para os mortais, eles nos conduzem como bússulas. Eles nos ajudam a melhorar e afirmam que estamos no caminho certo e quanto importante somos.
    Um elogio é como um mantra, nos trás sorte, abre portas e diz: SIM, SIGA ASSIM MEU BEM...

    As palavras concretizam as nossas qualidades e desenha quem somos.
    Somos obras de arte inacabadas,o amor nos lapida.
    Que mérito teríamos ao comprar uma obra pronta? Melhor construi-la, melhor ter a nossa assinatura. Entendeu?


    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir