domingo, 6 de fevereiro de 2011

MEDO, FRUSTRAÇÃO, AMOR E CRESCIMENTO



Estes são sentimentos comuns entre homens e mulheres de todas idades, porque conflitos emocionais e sentimentos não mudam muito de pessoa para pessoa. A solidão, o sentimento de não ser compreendido, a vontade de ser acolhido e amado é muito comum. Assim como é recorrente também a vontade de se livrar dos problemas.

Hoje vivemos em um ritmo tão acelerado, com tantos apelos tecnológicos e tantos compromissos, parece que sempre estamos deixando alguma coisa para trás. E apesar de conviver com muitas pessoas, muitas vezes nos sentimos sozinhos, carregando o mundo nas costas sem condições de dividir tarefas ou pedir ajuda para quem está à nossa volta.

Muitas vezes nos sentimos cansados dos compromissos, e de sempre entender as pessoas e ajudar, esperamos que os outros também ajam assim conosco, porém, isso nem sempre acontece. Infelizmente, esse sentimento de incompreensão aparece muitas vezes. Percebo que as pessoas querem muito ser amadas, terem suas faltas esquecidas, mas quando estão com raiva, ou magoadas, não querem mais focar a mente e o coração nas coisas boas de um relacionamento e simplesmente as esquece. Nasce dessa mágoa uma grande incompreensão que já afundou muitos casamentos, empregos e relações de amizade.

Cuidar, cuidar, cuidar sem reclamar de nada,as vezes vai nos anulando e nos fazendo sentir usados, passamos então a cobrar do outro atitudes que muitas vezes ele não pode, por limitação própria, nos dar.

Hoje esse comportamento não tem mais lugar, é esperado que as pessoas se coloquem, digam o que pensam e mudem quando estão insatisfeitas. Claro que tudo isso dentro do equilíbrio e do bom senso, porque nem sempre temos a liberdade desejada. Afinal, como diz o velho ditado: A sua liberdade começa quando termina a do outro...

Seria fácil dizer a nós mesmo para mudar de atitude? Me fiz essa pergunta, porque sei que muita gente idealiza o amor e os relacionamentos e justamente por idealizar, frustra-se, cria mágoas, raivas e se retrai querendo jogar fora o sofrimento. Claro que existem muitas situações diferentes. Em alguns casos, a solução é mesmo se separar, criar um novo caminho para si mesmo, mas precisamos tentar entender porque certas coisas acontecem na nossa vida. Por que repetimos relacionamentos frustrados? Por que atraímos certo tipo de pessoa ou aprendizado?

São perguntas muito saudáveis no nosso processo de tomada de consciência, transformação, e crescimento. Porque o mal não está apenas fora de nós, nas atitudes das outras pessoas. As situações nascem conosco. Participamos fortemente da criação do nosso destino. Por isso, antes de descartar as experiências, melhor observá-las. Observar onde podemos estar errando, reorganizar a nossa rota e ir em frente!

Cristiane e Celso

Um comentário:

  1. O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) nos ensina: 'Não há nada que deprima mais o ser humano do que a paixão do ressentimento'. Boa semana e fique com Deus.

    ResponderExcluir