sábado, 14 de julho de 2012
SERTANEJO UNIVERSITÁRIO!!! QUANDO VÃO SE FORMAR??
Este chamado "sertanejo universitário" nada mais é do que música pop meio mascarada. Digamos que a parte sertaneja fica por conta das melodias meio cancioneiras inspirados lá dos tempos de Chitãozinho e Xororó, Zezé & Luciano e no country americano. A parte universitária responde à harmonia (a música sem a parte cantada) que é pop até o último fio de cabelo. Isso tudo é requintado com solos brega com guitarras, digno de Amado Batista.
Na verdade eu não tinha muita implicância com o gênero pois é mais aceitável para os ouvidos do que outros ruídos por aí que chamam de música/manifestação cultural (de merda!). Só depois de escutar várias delas em seguida e sem querer, eu notei uma coisa: estava ouvindo a mesma música, em forma de loop! Eu explico:
Você já deve ter ouvido uma música com os mesmos acordes que outra música tem, certo? Tipo "La Bamba" do Ricky Valley e "Twist and Shout" dos Beatles. Bandas de formatura costumam tocar inclusive essas músicas emendadas umas nas outras, pra não perder o ritmo, sacomé..."Open Your Eyes" do Snow Patrol e "I Got a Feeling" do Black Eyed Peas também são meio assim, "parecidas"(pra não falar iguais). forma A E F#m D. Só desse tal Luan Santana tem umas 5 que são precisamente assim.
Claro que o problema não é exclusivmente esse. O próprio rock n roll dos anos 50 era simplório em termos de harmonia e melodia (pros velhos daquela geração, quase o equivalente ao que o funk carioca é para nós). Mas nessa modinha sertaneja, o conteúdo lírico também está uma pobreza absoluta. As canções se dividem entre romances frívolos, pegação ou bebedeira. E só. Não há poesia, ousadia ou mesmo metáfora. O mais perto de conteúdo poético nessas letras são trocadilhos infames que, convenhamos, até os forrozeiros sabem fazer melhor. As melodias são ridiculamente semelhantes (esse Luan Santana é um fenômeno nesse aspecto) e até as batidas por minutos são a rigor as mesmas. A variação entre graves, médios e agudos? Uniforme em todas as duplas. E porque afinal "duplas"? Porque não um trio ou quarteto? Porque não daria para vender como um produto, imagino eu. Acordes diminutos ou melodias mais dissonantes são proibidos.
E antes que fulano venha fazer comparação, o rock n roll em geral começou simples, mas teve um impacto cultural no puritano e hipócrita modo de vida americano e posteriormente no mundo inteiro. A geração dos anos 60 expandiu a cartilha lírica e harmônica do rock, elevando-o à categoria de arte.
A pergunta é, qual é o legado que esta geração 4 acordes insossa vai deixar?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário