quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

SIM SOU ROMÂNTICO



¨Dia desses um amigo me chamou no Facebook e, de cara, fez a seguinte pergunta: “, você é romântico?”. Como esse meu amigo é um sujeito, digamos, delicado demais, tive que me segurar para não responder “não, cara, não quero que você me mande flores”. Mas guardei meu preconceito e respondi que sim, sou romântico, e perguntei o porquê da pergunta. Ele me confidenciou que também é, mas tem dificuldade em admitir isso porque tal atitude, segundo ele, “abre brechas para a fragilidade”. Depois desse flashback, vamos começar o texto.

Eu não concordo. Eu sou romântico, do tipo que  ainda manda flores, passeia no parque . E não tenho medo de me expor nem nada do tipo. Principalmente porque eu sou romântico, não idiota. Existe uma tênue linha entre ser romântico e ser bobo e piegas. Sua namorada não quer ouvir que “eu te amei desde a primeira vez que te vi”. Eu sou romântico, admito que sou, mas não porque autodeterminei que seria, Sou romântico não só por escrever sobre o amor, que de ridículo não têm nada, mas também por idealizar, acreditar e lutar por uma sociedade mais aberta a este sentimento.
Sei que tem  mulheres que não gosta de românticos, gostam de homens  tipo macho alfa arrogante de tanta confiança na testosterona Nada de errado com essas mulheres - dizer sim ou não é uma prerrogativa, afinal, o corpo delas é delas. Suas ações ou reações, em todo caso, visam à satisfação própria ou do eventual parceiro ou ao menos não chegam a causar dano. Mas os homens sintetizados nessa figura  são claramente um problema. Não por quererem sexo - tem problema nenhum querer, inclusive com várias mulheres, ao mesmo tempo ou não. O problema é a essência desse querer e as práticas que derivam daí.

Alguns homens machistas rebatem as minhas afirmações dizendo que as mulheres lutaram por direitos iguais e agora reclamam que os homens não são românticos. Eu digo que as mulheres lutaram por seus direitos de cidadãos sim, direitos que não deveriam nem sequer ser reivindicados, deveriam estar aos seus alcances desde o principio, mas enfim... Tiveram que batalhar para conseguir e estão conseguindo.

Quando se revela um romântico, o homem não se torna vulnerável. Ele se torna vulnerável a partir do momento em que se torna um sujeito inconveniente, desses que a namorada tem vergonha de falar para os amigos. Sua namorada quer ter orgulho de contar pras amigas das flores que você mandou, e não ter que esconder suas idiotices. Ser romântico não é se tornar dependente nem se tornar uma marionete nas mãos de ninguém. Ser romântico é não ter medo de expressar o que sente. Como isso pode tornar alguém vulnerável? Isso só te faz um homem sem medo de falar a verdade e sem medo do julgamento dos outros, que não estão acostumados com homens românticos.
Contudo devemos entender que as mulheres em sua natureza são diferentes de nós homens, são mais frágeis, mais delicadas, e precisam sim de um tratamento especial, não em relação ao trabalho e sua capacidade, mas como mulheres que são, seres humano do sexo feminino


A verdade é que toda mulher gosta de homens românticos, até as que dizem que não gostam. Toda mulher gosta de um homem que faz planos, por mais que ela ache exagerado. Toda mulher quer(pensamento de romântico), na rodinha de amigas que reclamam dos namorados grossos e mal-educados, falar que recebeu flores ou que seu namorado preparou café na cama para ela. Se seu namorado não é romântico, mande este texto para ele e assuma que você gosta de romantismo. Se você não é romântica, chegou a hora de tentar. Demonstrar amor e afeto é uma das maiores demonstrações de confiança que alguém pode dar ao outro. E, acredite, é sempre bem vindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário